domingo, 19 de junho de 2011

Pré-estreia do filme em Santa Catarina. Saiba como foi!



Quando colocamos os pés em Santa Catarina para participar do 2 Encontro Nacional de Entusiastas da Segunda Guerra Mundial fiz uma difícil pergunta para o ator José Roberto Pereira que foi comigo para a pré-estréia. Afinal de contas, por que ir tão longe para fazer esta estréia? Depois de longos minutos de silêncio e reflexão,  chegamos a conclusão de que não tínhamos a menor idéia da resposta.



Mas ela veio no dia seguinte! Depois da exibição do filme, abrimos para um pequeno debate sobre o tema que acabou se transformando em uma emocionante homenagem aos ex-combatentes... Com uma platéia exigente e muito crítica composta por pesquisadores e reencenadores históricos, parentes de ex-combatentes e até alguns febianos vindos de vários estados, muitas pessoas deram seus depoimentos emocionados dizendo reconhecer nos personagens dos filmes as histórias contadas por seus pais e avós.





Um dos primeiros foi de um senhor, genro de febiano, me disse que viajou por 11h de carro somente para poder assistir ao filme. E com os olhos cheios de lágrimas disse: "E como valeu a pena!".

Nesse momento eu tive a resposta para minha questão que deu início a este post. Ouvir esse depoimento em especial me fez sentir valer a pena ter passado por todos os problemas e dificuldades para realizar este filme, todos os anos de estudo, pesquisa e portas fechadas. Aguentar as pessoas que ridicularizaram o sonho de um cara que só queria fazer um filme diferente e provar que o cinema nacional é mais do que palavrões, favelas e mulheres nuas.

Desculpe o desabafo...




Enfim, estou muito feliz pelo lançamento pois tivemos a comprovação de que estamos no caminho certo! E por fim um obrigado muito especial para o Carlos Campestrini, organizador do evento, que mesmo antes de iniciarmos as gravações do filme confiou no trabalho da equipe e nos fez o convite para participar deste evento tão importatne que tem como objetivo preservar e divulgar a memória destes bravos heríis brasileiros.


Até mais!!!!

Guto Aeraphe

2 comentários: