domingo, 28 de novembro de 2010

O que é Reencenação Histórica?


Reencenação Histórica é um hobby no qual os participantes tentam recriar alguns aspectos de um evento histórico ou período. Isto pode ser um determinado momento histórico, uma batalha ou pode ser tão ampla quanto a um período inteiro. As reencenações históricas militares se dividem em eventos como do tipo “História Viva” ou “Reencenação de Batalhas”.

Os eventos do tipo “História Viva” são voltados totalmente para a educação do público no sentido de que se destinam a retratar a vida e, o mais importante, o estilo de vida das pessoas da época, sendo que nesses eventos não há necessariamente uma reencenação de batalha.
Já os eventos do tipo “Reencenação de Batalhas” tem sentido estrito; as batalhas são planejadas com antecedência para que as companhias e regimentos façam as mesmas ações que foram tomadas na batalha original. Essas reencenações chegam muitas vezes a serem feitas em locais da batalha original.

Para o reencenador histórico militar lembrar a história de conflitos armados não é ser solidário a questão bélica e/ou política, nem tão pouco ser a favor destes, mas sim preservar a história de exércitos combatentes em conflitos mundiais por meio de pesquisas históricas, aquisição de objetos originais e reproduções que auxiliem a elucidar sua história por meio das reencenações.
No mundo hoje existem mais de 200 associações de reencenadores de historia militar registrados no mundo, variando desde guerras do Peloponeso até a Guerra do Vietnã. No Brasil, destaca-se o Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica “Dogs of War”.


Histórico do atual Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica “Dogs of War”



Em março de 2008 nasceu o primeiro grupo de reencenação histórica conhecido no Brasil, denominado "1º Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio) - Reenactors da FEB". Inicialmente era composto por três membros e sua estréia foi no desfile de 7 de setembro na cidade de Ribeirão Preto - SP, representando os bravos expedicionários que já se foram ou impossibilitados de comparecer a celebração. Com certeza um dia de grande emoção.

O Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica "Dogs of War" surgiu oficialmente em julho de 2008 quando, com o convite da diretoria do Circulo Beneficente Amigos do Plastimodelismo – CBAP participou de seu evento de plastimodelismo, que acontece anualmente nas dependências do 2º. Batalhão de Infantaria Leve – 2º. BIL na cidade de São Vicente, litoral do Estado de São Paulo, levando itens de época e reproduções, os quais foram expostos durante este evento por quatro atuais membros do grupo.



Em julho de 2009, os dois grupos participaram do 1º. Encontro Nacional de Reencenação Histórica que aconteceu também nas dependências do 2º. BIL em conjunto com a exposição de plastimodelismo do CBAP e com um encontro de viaturas militares antigas. Nesse evento houve a união dos dois núcleos de reencenação histórica, pois que têm como aspirações e vontades a reunião dos reencenadores de história militar das mais diversas épocas da humanidade.

O grupo não tem cunho militar ou paramilitar, nem tão pouco pretende aliar-se a qualquer poder público e/ou privado que o tenha, deste ou de outro país, sendo exclusivamente voltada a pesquisa e a preservação da história de exércitos combatentes em conflitos mundiais por meio de pesquisas históricas, aquisição de objetos originais e reproduções que auxiliem a elucidar sua história por meio de reencenações. Além disso, o grupo é apolítico. Nenhuma forma de racismo, fanatismo ou ódio-racial é tolerada, sendo que quaisquer destas atitudes são repudiadas pelo grupo.

Atualmente o grupo, no que concerne ao tema “Segunda Guerra Mundial”, compõe basicamente quatro unidades de reencenação, a saber: a) Força Expedicionária Brasileira – que remete às divisões de combate brasileiras, b) First Allied Airborne Army (Primeiro Exército Aerotransportado Aliado) que remete às divisões pára-quedistas aliadas, c) First Allied Infantry Corps (Primeiro Corpo de Infantaria Aliada) - que remete às divisões aliadas de infantaria que não as da FEB e d) Panzergrenadier - que remete à reencenação histórica de divisões de combate alemãs.



Além dessas há a ala feminina, em que as participantes reencenam enfermeiras da Cruz Vermelha e o Corpo Auxiliar da Força Aérea Alemã. Hoje o grupo conta com uma quantidade razoável de equipamentos, tanto reproduções como originais, mas, como se deve saber, em nosso país há uma dificuldade enorme em se obter alguns itens, seja por força de lei ou por especulação comercial.

Participação no Filme “Heróis”

O grupo sente-se lisonjeado por receber tão caloroso convite à participação no filme “Heróis”, em que remete a participação de nossa gloriosa Força Expedicionária Brasileira na luta incondicional, em que os filhos de nossa gloriosa pátria mãe estiveram em combate no teatro Italiano, em auxílio à causa aliada contra as forças armadas da Alemanha nazista para o fim do Terceiro Reich de Adolf Hitler.

2 comentários:

  1. Boa tarde
    O meu nome é António Fragoeiro, sou português e
    coleccionador do periodo da segunda grande guerra e adorei ver esta mini série. De facto a participação brasileira não deve ser esquecida, e por isso acho que estes filmes ajudam a relembrar uma parte da história.
    Mais uma vez parabéns por esta grande producção.

    Caso seja interessante para v.exas, aqui deixo o link para a página da minha colecção.
    Cumprimentos.

    www.myww2museum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Antònio! Obrigado pelos elogios! Vamos divulgar seu blog nos nossos canais. Até mais!

    ResponderExcluir